Método contraceptivo perfeito infelizmente não existe. Há vantagens e desvantagens em cada método contraceptivo e, após devidamente informada, cabe à mulher escolher a opção mais adequada à sua rotina.
Nos últimos anos, os LARCs (métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, traduzido da sigla em inglês) têm sido muito valorizados e utilizados por mulheres de todo o mundo devido à sua facilidade de utilização (não requer uma rotina de uso diária/semanal/mensal) e alta eficácia na prevenção da gestação não planejada. (lembrando que nenhum método é 100% eficaz).
Mas quais seriam os LARCs?
Dispositivo intrauterino (DIU) de cobre;
Sistema intrauterino (SIU) medicado com hormônio (progesterona);
Implante hormonal subdérmico (também de progesterona).
O DIU e o SIU são métodos contraceptivos altamente eficazes e que podem ser utilizados por mulheres da adolescência à pré-menopausa que já tiveram filhos, ou não. A forma de introdução dentro do útero é semelhante (assim como a retirada) e o que difere é o tempo de duração (5 ou 10 anos para o DIU de cobre e 5 anos para o SIU medicado com hormônio) e a possibilidade da mulher continuar menstruando mensalmente (DIU de cobre) ou ficar sem menstruar (SIU medicado com hormônio, em boa parte das usuárias).
Mitos x Verdades
Ainda hoje há uma grande desinformação acerca do DIU: Funciona mesmo? Pode sair sozinho? É abortivo? Vai incomodar na hora da relação sexual?
As imagens abaixo apresentam respostas para as dúvidas mais comuns.