As pacientes que decidiram experimentar o coletor geralmente adoram e dificilmente voltam atrás. Claro que muitas vezes é necessário um período de adaptação onde muitas dúvidas, dificuldades e pequenos vazamentos podem ocorrer nos primeiros ciclos. 🤔
Talvez a maior dificuldade inicial seja decorrente do medo da "novidade" associado a um certo desconhecimento da anatomia da própria genitália interna (canal vaginal e útero). Daí surge dúvidas como: "será que vou saber colocar sozinha na posição certa?", "será que eu posso perder este copinho aí dentro de mim?", etc. 😮
Se estiver curiosa ou disposta a tentar, veja abaixo algumas orientações gerais de inserção e posicionamento correto do coletor. Podem existir pequenas diferenças entre fabricantes e também tamanhos diferentes de acordo com a idade e/ou antecedentes de gestação da mulher. Sempre leia o folheto informativo de cada produto e tire as dúvidas com um profissional de saúde familiarizado com o coletor.
Atenção: ⚠️
Não é recomendado o uso contínuo de coletores menstruais por mais de 12 horas. Se o fluxo menstrual ainda estiver presente, retire o coletor, descarte o fluxo armazenado e higienize-o com água e sabão antes de introduzir no canal vaginal novamente.
Veja abaixo vídeo demonstrativo (muito bem explicado!) de um dos modelos disponíveis no mercado: (*OBS: nenhuma relação comercial entre esta página e o fabricante do produto)
VEJA MAIS
- Como usa o Preservativo Feminino?
- Prinicpais métodos de Contracepção
- Contracepção de LONGA DURAÇÃO (LARC): DIU, SIU e Implante
- É normal sentir cólicas muito dolorosas no período menstrual? (Endometriose e Adenomiose)
- Interrupção da Menstruação
- Posts sobre CONTRACEPÇÃO
- Posts sobre ENDOMETRIOSE
- Posts sobre GINECOLOGIA
- Posts sobre MENOPAUSA
- ÍNDICE de Gineco.info
Siga no INSTAGRAM: @dr_albertofreitas
Curta no FACEBOOK: fb.com/afreitasgineco
CONSULTÓRIO Dr. Alberto Freitas: gineco.rio.br